Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Outubro Rosa 2021

Outubro Rosa 2021

Seja de forma presencial ou virtual, permanecemos juntas na divulgação de informações que contribuem para esclarecer e desmistificar o câncer de mama. 
 
Veja a seguir o que preparamos para a edição deste ano e nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!

A inspiração - Exposição Artemisa: Arte Urbana para um Outubro Além do Rosa

“Uma mulher em plenitude consigo mesma, em meio a natureza, como uma deusa geradora da vida. No seio esquerdo, um broto com galhos, folhas e flores revela muito sobre onde antes havia uma cicatriz de mastectomia.” - São palavras da Mari Pavanelli sob o olhar dedicado a elaboração das obras de arte inspiradas nas histórias das pacientes. 
 

Galeria a céu aberto em São Paulo

 

Galeria a céu aberto

 

Quem passa na esquina das Ruas Domingo de Moraes, 907 e Vergueiro, se depara com um grafite duplo, em um edifício de 500 metros quadrados, que retrata a história de pacientes com câncer de mama e câncer de mama metastático. 

 

A muralista Mari Pavanelli, conhecida por retratar o feminino e a natureza, foi convidada para criar um grafite que retratasse as histórias das pacientes em um prédio na região de São Paulo. E aí surgiu o resultado: essa obra de arte que homenageia as pacientes com câncer de mama e que ressignifica não apenas o cinza da cidade, mas também o diagnóstico, por meio do encontro entre arte e saúde, ciclos da vida e renascimento, medo e esperança. 

 

A iniciativa faz parte do projeto Artemisa, criado pelo produtor cultural Igor Cayres, e é apoiado pela Pfizer via Lei de Incentivo à Cultura. 

 

O mural será produzido durante o mês de outubro e ficará exposto por um ano. 

O Metrô da Sé fica mais pink durante o Outubro Rosa

 

Uma das mais movimentadas estações de Metrô de São Paulo, a estação da Sé, recebe neste ano a exposição “Artemisa: Arte Urbana para um Outubro Além do Rosa”. A iniciativa retrata histórias inspiradoras das pacientes embaixadoras da ação, que, com coragem e altruísmo, dividiram conosco sentimentos, experiências e falaram da importância da qualidade de vida e do autocuidado durante sua jornada. 


Lindas histórias transformadas em obras de arte, pelas mãos da muralista Mari Pavanelli. 

Durante o mês de outubro serão expostos 6 painéis de LED dispostos em totens – próximos à entrada do Poupatempo. 

 

Se você não estiver em São Paulo e/ou não puder passar por este local, não tem problema! Acesse o site www.projetoartemisa.com.br/exposicao/index/html e se encante com a exposição virtual, ela foi feita para você!

 

Embaixadoras representadas em Outdoors e Mobiliários Urbanos em 6 cidades

 

As cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Manaus, Fortaleza e Brasília receberão também a inspiração do Coletivo Pink deste ano através de outdoors e mobiliários urbanos, com as obras das pacientes em suas próprias cidades, trazendo cor e voz a este momento, sensibilizando aqueles que as cercam. 

 

Em Brasília, a obra será exposta numa projeção artística em parceria com a associação de pacientes Recomeçar, no congresso nacional . E, nas demais cidades, as obras serão expostas em algumas de suas principais ruas.

 

A ação acontece durante todo o mês de outubro.

 

Sofá Pink – bate papos virtuais

 

Com o objetivo de acolher, esclarecer, apoiar e trocar informações, surgiu o Sofá Pink. Durante o mês de outubro as Associações de Pacientes, apoiadoras da causa e parceiras do Coletivo Pink, contarão com este espaço virtual para falar de temas que interessam não apenas a quem recebeu um diagnóstico recente, mas também a todos que convivem com o câncer de mama, incluindo o metastático, amigos, familiares e toda a sociedade que queira saber mais sobre as temáticas.

 

Nossos encontros estão marcados! Confira abaixo a programação e acompanhe nossas redes sociais. Em cada Sofá Pink, uma temática diferente:

 

                        - 06.10 - 18h – Lançamento do livro “Contém Esperança”, realizado pela Casa Paliativa

                        - 13.10 - 18h – “Informações que Empoderam”, realizado pelo Instituto Oncoguia

                        - 20.10 - 18h – “Violência Contra a Mulher e o Câncer de Mama”, realizado pelo Instituto Avon

                        - 21.10 - 18h – “Campanha 2021 da FEMAMA”, realizada pela FEMAMA

                        - 27.10 – 18h – “Prazer de comer durante o tratamento oncológico”, realizado pelo Instituto Vencer o Câncer - IVOC

                        - 28.10 - 18h – “Ser Mulher por inteiro e Vencer com Autoestima”, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida

 

Os Sofás Pink serão transmitidos no Instagram do @ColetivoPink, nos acompanhem para assistir, ou acessem www.projetoartemisa.com.br/#sofa para se inscrever e participar enviando perguntas! 

Making Off do Outubro Rosa 2021

 

Making Of 2021
Carreta da Mamografia

 

Carreta da Mamografia

 

A luta contra o câncer de mama se inicia muito antes de um diagnóstico. É uma batalha diária pautada pelo autocuidado, respeito, conhecimento, acesso. 

 

E, é por um outubro além do Rosa que neste ano de 2021, além da intervenção urbana e das rodas de conversa virtuais, o Coletivo Pink é apoiador da Ação “Mulheres Amigas”, que leva uma carreta de mamografia e ultrassonografia gratuitos a mulheres de vulnerabilidade social presentes em diferentes regiões, com o objetivo de promover o diagnóstico precoce e reduzir a mortalidade por câncer de mama. A ação é organizada e conduzida pela associação de pacientes “Américas Amigas”. 

 

Entre os dias 20 e 25 de setembro, a carreta esteve presente em Brasília e entre 01 de outubro a 07 de novembro, estará em São Paulo. 

 

Confira abaixo a programação:

                        - 01 a 09/10 em Guarulhos: Shopping Bonsucesso

                        - 11 a 16/10 no Itaim Paulista: Clube Futura - Projeto Saúde das Mulheres

                        - 18 a 23/10 em Ferraz de Vasconcelos: Clube Futura – Gerando Falcões 

                        - 25 a 31/10 em Paraisópolis: Associação das Mulheres de Paraisópolis

                        - 02 a 07/11 em Mauá: Mauá Plaza Shopping 

 

A iniciativa que apoia a campanha de mobilização social “Todos Pela Cura - Mamografia no SUS a partir dos 40 anos”, da Pfizer, quer engajar a sociedade em defesa ao direito das mulheres à realização da mamografia de rotina no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos 40 anos, diferentemente do critério atual de 50 anos. O objetivo desta abordagem é gerar um advocacy PARA as pessoas, COM as pessoas e PELAS pessoas, tanto na defesa de interesses individuais (geração de exames e possibilidade de um diagnóstico precoce), quanto engajamento político.

 

Para realizar a Mamografia na Carreta deve ser feito o agendamento prévio pelo site www.americasamigas.org.br   
Acesse a página “Todos pela Cura” para contribuir com a causa: Mamografia no SUS a partir dos 40 anos | Pfizer Brasil

 

PP-IBR-BRA-0710