cancer de mama
Recuperar a autoestima é fundamental para quem convive com câncer de mama
facebooktwitterpin-interestmail-icon
cancer de mama
 
A idealização de beleza interfere na autoestima de muita mulher, principalmente a que convive com câncer de mama e precisa aceitar as mudanças em sua aparência ao longo do tratamento.

A preocupação com a estética não pode ser deixada de lado, sabe por quê? Porque fortalecer a autoestima muda tudo. A forma como a mulher se vê interfere em saúde mental e na forma como lida com o tratamento. Pesquisas demonstram que pacientes com autoestima mais elevada possuem taxas de aderência mais altas ao tratamento, além de se sentirem mais seguras e tranquilas. Já a baixa autoestima traz junto com ela a culpa, vergonha, medo e insegurança, e pode ter como consequência o isolamento, que propicia a depressão.
Como recuperar a autoestima durante um câncer? Anote as dicas que separamos para você.

1- Não se compare aos outros ou a si mesmo antes do câncer
Todos nós caímos na armadilha de nos compararmos com outras pessoas, mas também podemos nos comparar com nosso 'velho eu', ou seja, a forma como você se via no espelho e era vista. Isso muitas vezes resulta em depressão. Tente ver até onde você chegou e como pode continuar progredindo – isso ajudará a motivá-la e a melhorar sua autoestima. E saiba: tudo é passageiro.

2 – Procure manter sua rotina
Não se deve excluir a gravidade do câncer, entretanto tentar prosseguir normalmente é fundamental. A vida não se limita ao diagnóstico. Dentro do possível, procure manter sua rotina com trabalho, vida social, cuidado com os filhos, prática de atividades físicas e amor-próprio.

3 – Cuide de você 
Faça coisas que lhe deem prazer. Vá ao cinema, passeie no parque, leia um livro, viaje, cante com seus filhos, faça uma videochamada com sua melhor amiga.

4- Cuide da sua aparência
Há muitas maneiras da mulher cuidar da aparência quando está em tratamento de um câncer de mama. Fazer um ensaio fotográfico, por exemplo, realçando sua beleza pode ser um grande passo para você voltar a se amar. Abaixo algumas dicas para você voltar a se enxergar.

Peruca, lenço ou chapéu
 A escolha é sua. Se for peruca, pode ser sintética ou natural,  mas aproveite para mudar seu visual e usar um cabelo diferente. Se suas madeixas forem lisas abuse dos cachos, se for morena vire loira e assim por diante. Inove!
Se optar pelos lenços recorra à internet para aprender diferente amarrações e se torne a mulher mais “fashion” de sua turma. Para os dias mais quentes, quanto mais fino for o lenço, melhor. Mas cuidado para não comprar um tecido transparente e deixar seu couro cabeludo exposto aos raios solares. Lembre-se que durante a quimio a pele fica sensível e o sol pode causar queimaduras sérias.  Lenços de algodão absorvem o suor e também são ótimas opções para os dias de calor. Para evitar que o lenço escorregue, coloque uma touca de meia calça e prenda o lenço a ela com grampos. Você também pode assumir sua “carequice” e ser quem você é. Lembre-se: a escolha é sua.


Pele
O importante é sentir-se bonita, portanto, ao se maquiar, valorize sempre aquilo de que mais gosta em seu rosto, sejam os olhos, as bochechas proeminentes, a boca definida.  Use corretivo para corrigir olheiras e outras manchas. Opte pelos cremosos pois o em pó realçam a escamação da pele, além de torná-la mais seca. Escolha produtos para peles sensíveis, a quimioterapia costuma sensibilizar a pele. E não se esqueça de usar sempre filtro solar pois a quimioterapia favorece queimaduras pelo sol.


Unhas
Pessoas em tratamento de câncer não devem retirar a cutícula. Mas isso não quer dizer que você não possa escolher sua cor favorita e colori-las.

Sobrancelhas
Muitas mulheres com o diagnóstico perdem total ou parcialmente seus pelos. A micropigmentação, desde que tenham autorização médica, pode ser uma saída. A técnica, feita com um indutor manual e uma nano agulha, consiste em reconstruir a área desenhando fios semelhantes aos naturais, respeitando os traços e contrastes da pessoa.

5- Procure por apoio
A autoestima não está ligada apenas às questões estéticas, mas também aos pensamentos e atitudes. O acompanhamento psicológico para mulheres com câncer de mama é fundamental para a recuperação da autoestima. Hoje em dia já existe o psico-oncologista, profissional especializado em tratar de aspectos emocionais de pessoas que receberam o diagnóstico de câncer.





Referências
Oncoguia, Cuide sempre do seu visual, dicas de maquiagem, acessado em Julho/2022, disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cuide-sempre-do-seu-visual-dicas-de-maquiagem/1710/21/
Oncoguia, Perucas para Pacientes com Câncer: uma grande aliada, , acessado em Julho/2022, disponível em http://www.oncoguia.org.br/conteudo/perucas-para-pacientes-com-cancer-uma-grande-aliada/1922/21/

Revista Rede Câncer, Autoestima é fundamental, p.24-27, acessado em Julho/2022, disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/capa-rede-cancer-21.pdf

Breast Cancer Now, 10 dicas para aumentar a autoestima, acessado em Julho/2022, disponível, em: https://breastcancernow.org/about-us/news-personal-stories/10-tips-boost-self-esteem#:~:text=Many%20people%20experience%20a%20loss,often%20affects%20your%20relationships%20too.

Moda Palavra e-periódico, Os impactos do câncer de mama na autoimagem da mulher, ModaPalavra, Florianópolis, V. 13, N. 30, p. 183–206, out./dez. 2020, acessado em Julho/2022, disponível https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/18774

Revista Isto É, Câncer de mama: o impacto da autoestima e projetos de beleza gratuitos para ajudar mulheres nessa condição, , acessado em Julho/2022, disponível em https://istoe.com.br/cancer-de-mama-o-impacto-da-autoestima-e-projetos-de-beleza-gratuitos-para-ajudar-mulheres-nessa-condicao/
 
    Veja mais histórias